Ransomware, o Que É e Como Prevenir

ransomwareÉ incrível a capacidade das pessoas de usarem a inteligência e criatividade para fazerem o mal e prejudicarem outras pessoas. O ransomware é um desses casos.

Reconheço que nesse caso aqui é algo realmente criativo e inteligente, porém ao invés de focarem em ajudar eles buscam tirar vantagem e proveito de outros.

Imagine você bem de boa na internet e de repente a tela trava e vem uma mensagem informando a cidade onde você mora e também o próprio IP do seu computador.

Isso em um primeiro momento já é motivo de tensão.

Então em seguida vem o golpe. Como você não consegue fazer mais nada em seu computador, aparece uma mensagem exigindo um pagamento como se fosse um “resgate” para que tenha acesso novamente ao seu computador.

Isso tudo sob ameaça de ter seus dados expostos ou então a promessa de que não conseguirá mais acessar seus dados.

É isso que um ransomware faz, ele é um software que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um resgate (normalmente em bitcoins) para ter o acesso restabelecido.

Inclusive já foi mencionado que esse tipo de ameaça virtual seja o malware mais rentável da história!!

Veja também: Como Passar Antivirus no Pen Drive

 

Como Um Ransomware Infecta o Seu Computador?

As forma mais comuns de infecção são através do já conhecido anexo de email, talvez induzindo o clique em um link, através de alguma falha de segurança de um sistema desatualizado ou então através de algum site que esteja infectado.

Quero agora dar uma dica preciosa!! =)

Caso isso ocorra com você, em um primeiro momento não se desespere.

Se você acessar um site e o seu navegador tenha sido bloqueado, você clica em sair e ele volta para o mesmo lugar, ou então clica e não acontece nada, a saída pode ser simples.

Primeiramente quero deixar claro que saber o seu ip e a cidade onde está no momento não é nenhum absurdo, saber essas informações hoje em dia é mais simples do que parece.

Voltando ao navegador bloqueado;

antivirus

Se isso acontecer, pode ser um simples JavaScript. Você mesmo pode desabilitar isso nas opções do seu navegador.

Mas caso isso aconteça antes, tente o famoso Ctrl + Del e finalize a tarefa. Simples né?! Hehe!

Confesso que já me deparei com isso e essa simples ação resolveu tudo!

Ah, tenha um certo cuidado caso a mensagem em questão seja da polícia, FBI ou algum órgão governamental pedindo seus dados. Não se desespere.

Esse tipo de órgão não pedirá seus dados ou qualquer informação desse jeito. Então caso a mensagem seja com o nome deles, ignore e faça o procedimento mencionado antes.

Caso isso não funcione aí sim o problema pode ser grave mesmo, infelizmente.

 

Tipos de Ransomware

Existem dois principais tipos de ransomware, o ransomware locker e o crypto.

O locker impede você de acessar o equipamento infectado, já o crypto, como o nome já diz, impede o acesso aos dados usando criptografia.

E caso o dispositivo infectado estiver em rede, poderá também infectar os demais dispositivos que estiverem conectados nessa mesma rede.

pc em rede

Realmente essa é uma praga que apareceu pra incomodar mesmo.

E como já disse, é incrível a capacidade das pessoas de usarem a inteligência para tais finalidades.

 

Como se Proteger Desse Mal?

A forma de proteção mais comum para isso é o bom e velho antivírus instalado e atualizado. Juntamente com o sistema operacional também atualizado.

Essa é uma combinação que vai te ajudar a se proteger dessa praga.

Inclusive temos um artigo sobre como baixar antivirus grátis. Sugiro que dê uma olhadinha e tenha um instalado no seu computador ou notebook.

Tem também a ferramente gratuita do sistema Windows, o Windows Defender, que pode ser bem útil.

Se o seu computador for utilizado por mais de uma pessoa e você não consegue monitorar o uso, talvez valha a pena pensar em adquirir algum software pago.

Isso não é dinheiro jogado fora não, em muitos casos vale dar uma pesquisada nos programas que tem no mercado.

Tem muita coisa interessante e de valores diferenciados.

Gente, outra dica é aquela mesma de muuuitos anos atrás;

Ao receber email com anexo, procure ver com a pessoa que te enviou se realmente é algo pra você, evite clicar sem ter essa certeza.

vírus por email

O mesmo vale ao receber algum email suspeito sugerindo clicar em um link. Um simples clique pode gerar um problema grave, então leve isso mais a sério, tenha cuidado realmente.

Levando em consideração a real infecção e o pedido de resgate, ainda assim você não tem nenhuma garantia de que terá acesso aos seus dados novamente.

Então sugiro fortemente que faça regularmente backup de seus arquivos. Seja para a nuvem ou algum hd externo. Ou em ambos.

Esse é um assunto que merece a sua atenção, não espere ter problema para só depois então buscar uma solução. Previna-se dele da melhor forma que puder!

 

Qualquer dúvida comente aqui ou entre em contato.

Além desse conteúdo você tem acesso a muito mais informações aqui no FormatarPC. Então aproveite e aumente o seu conhecimento!

Um grande abraço!

Sobre Róger Douglas da Silva

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *