Imagine que você possua um “Netbook” e o mesmo precisa ser formatado. Ou pior, tenha um notebook cujo leitor de CD/DVD esteja com problema e você não consegue abrir.
Mas quem sabe ainda uma outra situação ainda mais complicada, o notebook é de um cliente seu e não está abrindo o leitor.
Talvez você já passou por isso. Talvez você esteja passando por isso. Talvez você vá passar por isso.
Sim, cedo ou tarde você vai se deparar com essa situação!
Caso você tenha um drive de cd externo ótimo, caso contrário um pen drive bootável é a solução, mesmo que você não tenha tanta intimidade com esse recurso!
Continue lendo esse artigo e aprenda a usar essa ferramenta aqui e agora, caso contrário deixará dinheiro na mesa.
O que é e para que serve um Pen Drive Bootável?
Falei pra você antes que um pen drive bootável serve para formatar computadores, notebooks e netbooks que estão com algum problema no leitor. No caso do netbook ele pode não ter o leitor.
Você pode, é claro, comprar um drive de cd externo para casos como esses, mas o custo de um pen drive é mais baixo que de um drive externo.
Mas não é só isso, a praticidade e o manuseio também favorece a opção por um pen drive.
Uma formatação através de um pen drive pode ser também mais rápida do que através de CD/DVD, logo isso conta mais pontos por essa alternativa.
Você pode pensar que é algo muito complexo e que só técnicos mais experientes conseguem, mas fique tranquilo, pois é mais simples do que você pensa!
Existem algumas formas para criar um pen drive bootável, uma delas é através de linhas de comando no próprio prompt, que é um jeito mais complicado.
Mas como a ideia é sempre facilitar as coisas pra você, separei aqui alguns softwares que são simples de instalar e fáceis de usar.
E já que estamos falando em facilitar, também explico aqui no site pra você como acelerar o pc, tenho certeza que vai ser muuuuito útil pra você!
Mas vamos lá então!
Os 3 melhores programas para criar um Pen Drive Bootável – O #3 é meu favorito
Como falei antes, vou listar aqui os principais programas para criar um pen drive bootável.
E como costumo falar, talvez eles não sejam disparados os melhores, mas são todos muito utilizados por técnicos e também por usuários comuns!
#1 Yumi
Para quem procura algo prático o Yumi é altamente recomendado.
Ele trouxe uma inovação se comparado a outros programas semelhantes. Você pode ter vários sistemas dentro do mesmo pen drive (incluindo sistemas Linux), e no momento do boot selecionar qual deles vai ser instalado no computador.
Outro diferencial desse software é que ele pode fazer o download automaticamente das imagens ISO, caso você ainda não possua.
Sim, ele também possui outras ferramentas acopladas a ele, como criadores de partições e antivirus, mas não entraremos em detalhes quanto a isso, vamos nos ater as suas utilidades básicas!
#2 Windows 7 USB/DVD Download Tool
É isso mesmo, a gigante Microsoft também possui uma boa ferramenta para criar.
O próprio “Tio Bill” disse a frase:
“Quer saber como sobrevive? Faça com que precisem de você. Você sobrevive porque os faz precisar do que você tem. E então eles não têm mais para onde ir”.
Bill Gates dispensa comentários. E ele ataca por todos os lados!
Mas voltando ao programa, quero dizer que ele é de fácil instalação. Bem semelhante a outros softwares instalados no Windows.
Basta marcar as opções desejadas e ir clicando em “Next”.
O que pode dificultar um pouco é o fato de ser em inglês. Mas ainda assim é de fácil manuseio!
#3 WinUSB Maker
Talvez um dos aplicativos do gênero mais baixados na internet.
Sua marca registrada é a simplicidade com que o usuário pode executar as tarefas, incluindo o fato de não ser necessário a instalação do programa no computador.
É claro que não posso deixar de destacar o fato dele permitir a cópia de arquivos a partir de um diretório de configuração do Windows, de um DVD de Instalação do sistema ou de uma imagem ISSO.
Caso opte por esse software, pode ficar tranquilo que com poucos cliques você vai conseguir criar um pen drive de boot sem muito estresse!
Como configurar o computador que vai ser iniciado pelo pen drive?
Agora você tem todas as ferramentas na mão!
Mas como utilizá-las?
Ah, isso com certeza é crucial, pois de nada adianta criar o pen drive mas não conseguir utilizar.
Você vai precisar antes de qualquer coisa configurar o computador para que ele de o boot primeiro pelo pen drive.
– Mas como que dou o boot pelo pen drive?
Se você ainda não leu, sugiro que baixe e leia nosso ebook “Os 5 Passos Para Você Aprender A Formatar O PC”.
Nele eu explico pra você além de outras coisas, o que você precisa fazer para alterar a ordem de boot de qualquer computador!
Pra resumir; você precisa entrar no Setup do computador, procurar algum menu que esteja escrito “ordem de boot”, e colocar como primeira opção o pen drive!
Bem, a partir daqui então o processo de formatação é o mesmo que se fosse utilizar um CD/DVD de instalação normal.
Agora você tem na mão uma ferramenta muito útil, que pode ser utilizada sempre. Pois em muitos casos a instalação do sistema é até mais rápida do que quando usamos o CD/DVD.
Fique por dentro de tudo aqui no FormatarPC. Se inscreva em nossos canais e recebe as atualizações!
Abraço
Róger