O Notebook Não Liga? Descubra Agora o Motivo

notebook não iniciaJá me deparei com muitos clientes que diziam apenas: “Meu notebook não liga”. Isso é comum, independente da marca de seu equipamento esse problema pode ocorrer.

Claro que alguns notebooks mais comuns ocorrem com maior frequência. Não vou falar bem ou mal de determinada marca aqui.

Mas é inegável que algumas são bem inferiores. E se tratando de notebook, antes de adquirir acho que vale dar uma boa pesquisada.

Ah, na verdade é uma boa que continuem fabricando notebook e computadores desse tipo, pois assim nós técnicos sempre teremos serviço, hehe!! Brincadeirinha!

Não quero sair do foco, vamos seguir com o assunto que o note não está ligando.

Antes de continuar quero esclarecer que existe uma certa diferença entre não ligar e não passar a imagem.

Pois tem casos onde o note liga normalmente porém não está passando a imagem apenas. Ou então aparece apenas a tela inicial da BIOS. Vou falar sobre ambos os casos.

 

Não Aparece Imagem no Notebook

Esse caso ocorre tanto em notebooks como também em computadores normais. A máquina liga normalmente, acende as luzes, dá o barulho do cooler porém não aparece nada na tela. Que é o primeiro caso que vamos falar.

Ou então aparece a imagem mas ficam apenas aquelas letras iniciais em uma tela escura.

Ah, tem um terceiro caso também, no qual aparece um erro diferente do mencionado anteriormente, que podem apresentar diferentes mensagens.

Veja agora os principais problemas que fazem com que o notebook não liga.

 

Primeiro Caso

No caso do notebook pode ser somente um defeito na tela (na verdade é um problema, pois a tela de um note pode ser bem cara) ou então apenas um mal contato.

Você pode testar conectando um monitor externo, através da entrada HDMI ou da VGA normal, dependendo do modelo do seu equipamento.

conectar monitor no notebook

Normalmente ao conectar um monitor automaticamente a imagem vai aparecer na tela, se isso ocorrer “bingo”, esse é o defeito, o display do notebook.

 

Segundo Caso

No caso de aparecer somente algumas letras em uma tela escura, pode ser a configuração da BIOS/Setup do notebook.

É possível que de alguma forma tenha sido alterada a ordem de boot da máquina e ela esteja tentando inicializar o sistema através de um drive que não exista.

Nesse caso será necessário acessar a BIOS e alterar essa ordem de boot. Isso pode variar dependendo da marca de seu equipamento.

ordem de boot

Normalmente você tem acesso a ela pressionando a tecla DELETE ou então a tecla F2. Essas são as teclas de acesso mais comuns e funcionam na maioria dos casos.

Caso não funcione pra você, o ideal é ver no seu manual ou então direto com o suporte do fabricante.

As vezes uma pesquisa rápida na internet resolve.

 

Terceiro Caso

As vezes o notebook liga normalmente e você passa a tela da BIOS, porém ao tentar inicializar o sistema aparece alguma mensagem de erro qualquer.

Bem, meu amigo, aqui vai depender do sistema que está usando e de muitas outras variáveis. As mensagens de erro podem ser das mais variadas. E o motivo do erro de boot pode ser diferente de um caso para outro.

Do Windows 7 em diante esses sistemas possuem boas ferramentas de correção de erros que podem resolver pra você. Em sistemas anteriores também possuem, porém nesses é mais eficaz.

Nesses casos o próprio sistema avisa para que você faça esse procedimento, orientando você com um passo a passo. Normalmente é bem simples e qualquer usuário comum consegue fazer.

reparação windows note

Outra situação é algum erro relacionado ao disco rígido (HD). Bem, aí a coisa complica, pois você corre o risco de perder todos seus dados.

Quando esse é o problema, podem aparecer mensagens do tipo “hard disk error” ou então “no bootable device”, algo nessa linha.

Esse tipo de erro pode ocorrer após a tela da BIOS ou, como é mais comum, na própria tela da BIOS.

erro de hd

Nesse caso somente trocando e testando outro hd mesmo, aí é necessário desmontar seu notebook para tais testes, os quais é necessário um pouco de cuidado.

Já em outros casos realmente é necessário analisar melhor e dependendo da situação o ideal é partir para a formatação!

 

O Notebook Não Liga

Aqui são casos onde realmente o notebook não liga. São diversos motivos que podem fazer isso acontecer, vamos abordar as principais situações que podem ocorrer as quais fazem esse problema aparecer.

Lembrando que alguns casos realmente podem ser situações mais específicas no qual é necessária uma análise mais profunda mesmo.

Vamos abordar aqui as causas mais comuns nas quais esse problema ocorre. Bem, bora lá então!

 

 

Tomada de Energia

Isso aqui é meio que óbvio, porém já vi acontecer. Pois as vezes o fato do note não ligar acaba atordoando a pessoa. Deixando incapaz de raciocinar e perceber isso, que a tomada de energia está com defeito.

Bem, essa situação é bem fácil de testar, é só ligar o notebook em uma outra tomada, se ele ligar então tudo certo, o problema era ela mesma, a bendita tomada, hehe.

ligar note na tomada

Pode parecer uma situação meio boba, porém é necessário abordar, pois realmente já vi acontecer e já ouvi relatos de terceiros também que o notebook não liga por isso!

 

Fonte de Energia do Notebook

Aqui tem basicamente duas situação que podem ocorrer fazendo com que o notebook não liga.

Em uma delas é defeito geral na fonte, ou seja, a luz dela não acende. Nessa situação você precisa testar outra compatível no lugar dela.

Verifique se algum conhecido seu tem um notebook da mesma marca, pois em algumas marcas ainda que o modelo do note seja diferente, a fonte é a mesma.

Aqui vai uma dica extra;

Tenha um pouco de cuidado ao utilizar esses carregadores universais. Além de ter marcas bem “picaretas”, tenha um pouco de atenção no quanto você vai mandar de energia para o note. Recomendo sempre a utilização de equipamentos originais.

Normalmente tem uma chave bem a vista onde você pode fazer essas alterações.

carregador notebook

Outra situação com a fonte é simplesmente um mal contato dos cabos. Para testar isso é bem fácil, é só mexer um pouco nos cabos.

Se você notar que a luz da fonte acende e apaga ao fazer isso, então você pode considerar que seja um mal contato mesmo.

Nesse caso é necessário mandar para uma assistência mesmo (caso você já tenha esse conhecimento pode fazer, não é tão difícil mas é necessário conhecimento no assunto. Não tente se não souber).

Continuar utilizando a fonte com esse defeito é arriscado, caso detecte esse problema arrume o quanto antes.

 

Bateria do Note

Outra situação bem comum de acontecer. Se a luz da fonte acende e o notebook não liga o problema pode ser também a bateria.

Esse é um teste fácil de fazer. Caso tenha uma bateria reserva é só substituir e tentar ligar o note, meio óbvio né? Hehe.

bateria de notebook

Outra forma de fazer esse teste é tirar a bateria e ligar ele direto na tomada, sem a bateria estar conectada nele.

Sim, você pode fazer isso. O ideal é não utilizar o notebook dessa forma muito tempo, porém para fazer esse teste pode ligar dessa forma sem medo!!

Então se ligar e funcionar tudo normalmente o problema foi detectado.

Em casos onde a bateria não é removível, será necessário abrir o note, então esse teste não se aplica nesses casos.

Veja também nosso artigo “Bateria do Notebook Acaba Rápido”, creio que seja do seu interesse também.

Esses foram os casos mais comuns que me deparei e os quais sei que muita gente teve. Como já disse, tem outros casos mais específicos, porém grande parte são esses mesmo que foram abordados.

 

E então, o artigo foi útil pra você?!! Descobriu o motivo que o seu notebook não liga?! Comente aqui abaixo!

 

Qualquer dúvida comente aqui ou entre em contato.

Além desse conteúdo você tem acesso a muito mais informações aqui no FormatarPC. Então aproveite e aumente o seu conhecimento!

Um grande abraço!

Sobre Róger Douglas da Silva

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *