3 Dicas Para Aumentar a Velocidade da Internet

internet velozSabe aquela internet top do comercial, onde prometem que a velocidade da internet é sempre a mesma e nunca cai?

Pois é, ela cai e as vezes pode sim ficar mais lenta e dar uma pequena dor de cabeça.

Eu mesmo logo que instalei a famosa “internet de fibra óptica” achei que estaria a salvo de problemas. Eis que estava enganado, hehe.

Em alguns casos pode ser algum problema direto lá no provedor, quanto a isso não temos o que fazer a não ser entrar em contato com o suporte reportando o ocorrido e aguardar uma solução.

Porém em algumas situações você mesmo poderá resolver essa situação e deixar a conexão voando novamente!!

Existem alguns procedimentos mais simples que você mesmo poderá fazer, nada muito complicado. Sem ter a necessidade de chamar um técnico para realizar essa tarefa.

Como disse anteriormente esses procedimentos podem sim ajudar a resolver a situações, caso ainda assim não melhore, pode ser o caso de entrar em contato com o suporte de seu provedor mesmo.

Ah, lembrei de um fato agora. Eu mesmo tive problema certa vez e entrando em contato com o suporte eles me orientaram justamente a fazer um dos passos que descrevo abaixo, de alterar o DNS.

E na hora mesmo a internet bombou novamente!! Não levei 2 minutos pra alterar seguindo a orientação e como que em um passe de mágica tudo se resolveu.

Segue então a seguir as 3 dicas para aumentar a velocidade da internet.

Ah, se quiser ver outro assunto da mesma linha aqui no site também, veja 3 Motivos Que Deixam Seu Computador Lento.

 

1 – Alterar o Servido DNS Para Aumentar a Velocidade da Internet

Essa aqui é a dica que mencionei anteriormente que me ajudou a resolver uma situação problemática que estava ocorrendo na minha internet.

Foi uma “dica” que o próprio suporte me passou na época e que hoje eu já sei e estou passando adiante.

suporte internet

Servidores DNS é algo como “Sistema de nome de domínios” ou algo nessa linha. Eles fazem o “meio campo” entre o navegador e os sites.

Bem, a ideia aqui não é torna-lo um expert em DNS ou algo assim, hehe. Então vou deixar um pouco de lado essa explicação. Mas fique à vontade caso queira pesquisar mais a fundo esse tema.

Só pra você saber, o DNS padrão é determinado pelo seu provedor de internet. Então quando você contrata o serviço utiliza o DNS deles.

Esse DNS, como qualquer outra coisa, pode dar problema no próprio provedor.

Como no meu caso aquela vez o provedor estava com uma instabilidade nesses serviços, então configurei de forma manual, da mesma forma que vou explicar pra você .

Vamos alterar para o DNS público do Google como exemplo. Existem outros, porém hoje esse talvez seja o mais estável para utilizar!

Lembrando que estou utilizando o Windows 10 para fazer as alterações.

 

Passo 1:

Vá no menu iniciar e clique no ícone da engrenagem que é as “Configurações”.

internet rápida

 

Passo 2:

Clique em “Rede e Internet”:

rede

 

Passo 3:

Clique em Alterar Opções de Adaptador

adaptador de rede

 

Passo 4:

Após ter clicado conforme o passo anterior, vai se abrir uma nova janela. Selecione a conexão que está  ativa.

conexão de internet

 

Passo 5:

Clique então com o botão direito do mouse nela e em seguida clique em “propriedades”.

propriedades

Passo 6:

Vai se abrir uma outra pequena janela. Clique em “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) e logo em seguida clique em “Propriedades”.

protocolo de internet

 

Passo 7:

Vai então abrir uma outra pequena janela. Va na parte de baixo e marque onde diz “Usar os seguintes endereços de servidor dns” e preencha exatamente com os mesmos números que a imagem a seguir:

velocidade da internet

 

Passo 8:

Pra finalizar marque a caixinha “Validar configurações na saída” e clique em OK.

configuração da internet

 

Ótimo, essas alterações já podem surtir efeito e melhorar a qualidade da internet. De qualquer forma vamos a dica seguinte para aumentar a velocidade da internet.

Veja também: Como Usar Toda Capacidade da Memória RAM

 

2 – Alterar a Banda do Roteador

Bem, talvez essa dica fique um pouco vaga pelo fato de existirem inúmeras marcas e modelos de roteadores, então não tenho como fazer um tutorial de todos, hehe.

Vou passar o básico que é o suficiente para aumentar a velocidade da internet.

De qualquer forma, sabendo dessa possibilidade, você mesmo pode ligar para o suporte do seu provedor e explicar que deseja alterar a banda para ver se a internet melhora.

Talvez o atendente relute um pouco, mas explique que quer experimentar pois a internet não está boa. Então ele vai explicar certinho pra você onde fazer essa alteração.

Esses roteadores mais novos são na maioria dual-band, com duas bandas de transmissão. Uma é mais rápida de 5 GHz e outra de 2,4 GHz.

dual-band

Pode parecer meio óbvio deixar por padrão a de 5 GHz configurada para aumentar a velocidade da internet, porém as duas bandas tem seus pontos fortes e fracos.

A de 2,4 GHz tem um maior alcance, por exemplo.

A ideia não é fazer uma comparação entre elas. Quero simplesmente sugerir essa troca como teste pra ver se no seu caso uma dessa tem um melhor desempenho.

Se quiser ver exatamente o que cada uma abrange, sugiro dar uma pesquisada mais a fundo.

Para fazer essa alteração é necessário acessar o menu do modem digitando o ip dele no browser.

Lá dentro procure nas configurações algo como dual-band ou algo nessa linha e faça a alteração. Caso não se sinta seguro sugiro que entre em contato com o suporte do provedor de internet ou até mesmo com o suporte do fabricante do roteador solicitando essa alteração.

 

3 – Proteja Sua Rede de “Ladrões de Sinal”

Isso é algo meio óbvio a se fazer porém nós usuários, até por preguiça mesmo, acabamos por não fazer com certa frequência.

Por vezes damos a senha do wi-fi para amigos e vizinhos próximos quando esses estão em nossa casa.

Sei que tem casos onde as pessoas compartilham a internet de forma aberta, porém o caso que estou mencionando aqui é outro.

O que pode ocorrer é que alguns espertinhos acabem usando com frequência o seu sinal sem você saber e como consequência deixando velocidade da internet mais lenta.

ladrão de wifi

Bem, aqui a dica é meio óbvia, alterar com mais frequência a sua senha do wi-fi.

Faça isso periodicamente e procure utilizar uma senha não muito simples, procure misturar números, letras e caracteres.

Isso é meio chato pois você terá que sempre alterar a senha em seus dispositivos, como celulares, smart TV, tablets…

É chato mas é necessário. Faça isso pra testar e veja se a internet não melhora!!

Outra forma é o acesso pelo código MAC. Porém isso é um pouco mais técnico. Caso seja interessante algo do tipo pra você comenta aqui que posso fazer um tutorial.

 

Tenho certeza que essas dicas práticas vão te ajudar a resolver seus problemas na maioria dos casos!!

Qualquer dúvida comente aqui ou entre em contato.

Além desse conteúdo você tem acesso a muito mais informações aqui no FormatarPC. Então aproveite e aumente o seu conhecimento!

Um grande abraço!

Sobre Róger Douglas da Silva

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *